Ambiente de configuração
Por motivos contratuais qualquer informação, telas e dados vinculados a empresa foram censurados.
Cargo: Product Designer  |  Contexto: Designer compartilhada entre os times  |  Task realizada em: 7 dias úteis
O projeto
A empresa possui uma plataforma interna dedicada a leilões de leads, os quais são capturados pela matriz. Esses leilões ocorrem diariamente, permitindo que qualquer franqueado com saldo em sua conta possa participar.
Com o aumento da demanda por configurações específicas dos leads a serem leiloados, os times de desenvolvimento estavam sendo chamados várias vezes ao dia para realizar ajustes no backend da plataforma. Isso resultava em atrasos em outras tarefas do time, criando um gargalo desnecessário.
Para solucionar esse problema, desenvolvemos uma nova funcionalidade que dá autonomia aos responsáveis pelas alterações nos leads para implementar qualquer estratégia necessária.
Processos de design
O projeto foi desenvolvido em colaboração quase direta com o gerente de projeto (PM) devido à especificidade do nicho de usuários, com no máximo 4 pessoas utilizando regularmente a ferramenta. Como não havia nada semelhante feito anteriormente, foi essencial criar um plano de ação para compreender a funcionalidade e, ao mesmo tempo, projetar as telas, dado o curto prazo de desenvolvimento disponível.
Estratégia aplicada
Com a carga de trabalho compartilhada entre os designers, adaptamos nossa abordagem para priorizar a criação do esqueleto da feature, ao mesmo tempo em que desenvolvemos toda a lógica por trás dela. Utilizamos as seguintes ferramentas e metodologias:
Matriz CSD e Product vision board
Junto com o PM encarregado pela task fizemos uma rodada da Matriz CSD e Product vision board para entendermos como seria a feature.
Sitemap, Userflow e wireframe em média fidelidade
Para iniciar o processo de criação e compreensão do negócio, elaboramos o sitemap, userflow e o wireframe para termos uma visão clara da estrutura da feature e identificar possíveis conflitos em sua implementação.
Entrevista com o principal stakeholder
Foi realizada uma rodada de apresentação e entrevista com o principal stakeholder com o objetivo de recolher todas as suas percepções sob a criação.
Entrevista com os desenvolvedores
Aqui a intenção foi entender as limitações do protótipo e quais partes da feature poderiam estar faltando serem desenvolvidas.
O processo de criação
Depois de aplicarmos todas as metodologias e criarmos o wireframe em média fidelidade, que foi aprovado pelo principal stakeholder e pelos desenvolvedores, avançamos para a criação do wireframe em alta fidelidade. Nessa etapa, nos deparamos com o maior desafio devido ao fluxo complicado do sistema, como a necessidade de criar uma tela de permissionamento de usuários com níveis e perfis diferentes para cada tipo de serviço, gerenciamento e criação de campanhas, além da criação de leads com características específicas, entre outras features para auxiliar os usuários. A hierarquia visual desempenhou um papel significativo no resultado das ações, e, por isso, realizamos várias rodadas de reuniões de criação e validação ao longo do processo.
Entrega do projeto
Foi criada uma documentação no site "Notion" para atender tanto aos times técnicos, contendo todos os componentes e o comportamento esperado do fluxo, com cada etapa descrita detalhadamente, incluindo um sitemap; quanto para os demais times, utilizando uma linguagem mais acessível para aqueles que não têm expertise na área de tecnologia.
Resultados
Os desenvolvedores não precisam mais lidar com nenhuma tarefa relacionada a esse assunto, e os responsáveis pelas campanhas agora têm total autonomia. A feature está em uso atualmente e funcionando sem problemas.
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