Gateway de pagamento
Por motivos contratuais qualquer informação, telas e dados vinculados a empresa foram censurados.
Cargo: Product Designer | Contexto: Designer dedicada | Task realizada em: 7 dias úteis
O projeto
A empresa tem uma demanda muito alta no setor administrativo da empresa e uma delas é o processo de upgrade de um produto ou venda de um serviço que está fora do contrato anterior, isso atualmente acontece de forma totalmente manual por meio de formulários preenchidos por todas as partes envolvidas.
Atualmente para cada tipo de produto ou serviço que a empresa presta ocorre um fluxo longo e manual do processamento da compra com diversos times envolvidos. Isso causa como consequência a perda de oportunidades, dinheiro que poderia ser convertido com mais rapidez sendo preso por até um mês e erros nos dados acrescentados manualmente causando refação e consequentemente mais demora do processo. Além de todos os problemas relatados temos também a questão da comunicação e notificações, atualizações e processos serem feitas de forma manual e cada time ter sua própria forma de agir,
Para solucionar este problema foi criada uma plataforma com o objetivo de centralizar todos os fluxos eusuários que são envolvidos no fluxo de pagamento de qualquer tipo de serviço ou produto, com processos padronizados focando em diminuir ao máximo o processo manual e a refação que é gerada por erros humanos.
Atualmente para cada tipo de produto ou serviço que a empresa presta ocorre um fluxo longo e manual do processamento da compra com diversos times envolvidos. Isso causa como consequência a perda de oportunidades, dinheiro que poderia ser convertido com mais rapidez sendo preso por até um mês e erros nos dados acrescentados manualmente causando refação e consequentemente mais demora do processo. Além de todos os problemas relatados temos também a questão da comunicação e notificações, atualizações e processos serem feitas de forma manual e cada time ter sua própria forma de agir,
Para solucionar este problema foi criada uma plataforma com o objetivo de centralizar todos os fluxos eusuários que são envolvidos no fluxo de pagamento de qualquer tipo de serviço ou produto, com processos padronizados focando em diminuir ao máximo o processo manual e a refação que é gerada por erros humanos.
Processos de design
O projeto começou com a abertura de uma tarefa pelo gerente de projeto (PM), que incluía uma breve descrição do problema relacionado ao processo de mudança contratual para upgrades ou adição de serviços para os clientes. O prazo estabelecido pelo PM foi de 7 dias úteis para conclusão.
Estratégia aplicada
O projeto começou com uma breve descrição do problema, o que nos levou a realizar uma análise detalhada de todos os pontos de contato do cenário. Utilizamos as seguintes metodologias:
Matriz CSD e Product Vision Board
Junto com o PM, conduzimos uma rodada de Matriz CSD e Product Vision Board para entender melhor a natureza da feature e identificar os principais aspectos a serem explorados durante o discovery.
Junto com o PM, conduzimos uma rodada de Matriz CSD e Product Vision Board para entender melhor a natureza da feature e identificar os principais aspectos a serem explorados durante o discovery.
Entrevistas com os principais stakeholders
Mapeamos os principais stakeholders envolvidos no cenário e elaboramos um roteiro para extrair informações essenciais durante as reuniões. O foco das entrevistas foi nas dores e nos processos que poderiam ser aprimorados, além de compreendermos o fluxo completo.
Mapeamos os principais stakeholders envolvidos no cenário e elaboramos um roteiro para extrair informações essenciais durante as reuniões. O foco das entrevistas foi nas dores e nos processos que poderiam ser aprimorados, além de compreendermos o fluxo completo.
Userflow
Com o cenário mapeado e documentado, foi possível identificar os times afetados pela feature e os possíveis cenários de correção. Além disso, realizamos o mapeamento de todos os pontos de contato utilizados por cada usuário ao longo do fluxo.
Com o cenário mapeado e documentado, foi possível identificar os times afetados pela feature e os possíveis cenários de correção. Além disso, realizamos o mapeamento de todos os pontos de contato utilizados por cada usuário ao longo do fluxo.
Benchmark
Realizamos uma pesquisa extensiva em busca de referências no setor financeiro para orientar o layout. Coletamos referências das principais plataformas financeiras atuais e sites especializados em design para embasar nossas decisões visuais.
Realizamos uma pesquisa extensiva em busca de referências no setor financeiro para orientar o layout. Coletamos referências das principais plataformas financeiras atuais e sites especializados em design para embasar nossas decisões visuais.
Árvore de oportunidades
Durante o processo de discovery, construímos uma árvore de oportunidades para identificar as possibilidades de melhorias e aprimoramentos ao longo do projeto.
Durante o processo de discovery, construímos uma árvore de oportunidades para identificar as possibilidades de melhorias e aprimoramentos ao longo do projeto.
Teste de usabilidade
Após a criação do wireframe em alta fidelidade foi realizada uma rodada do teste de usabilidade com os usuários que seriam os principais utilizadores do projeto.
Após a criação do wireframe em alta fidelidade foi realizada uma rodada do teste de usabilidade com os usuários que seriam os principais utilizadores do projeto.
Design Critique
Duas rodadas de design critique foram feitas no fluxo inteiro com a intenção de ter a visão dos demais designers do time.
Duas rodadas de design critique foram feitas no fluxo inteiro com a intenção de ter a visão dos demais designers do time.
O processo de criação
Após uma análise abrangente da etapa de estratégia, decidimos desenvolver um produto dentro da plataforma de backoffice da empresa para centralizar os processos financeiros. Essa decisão foi tomada visando resolver os problemas de divergências de informações, processos manuais extensos e a utilização de ferramentas pagas desnecessárias.
Dado o escopo extenso do projeto e a necessidade de modularidade, optamos por um sistema modular onde novas features podem ser adicionadas ou removidas facilmente. Cada feature possui seu ambiente próprio, podendo interagir com outras ou não, garantindo flexibilidade para futuras implementações. Essa abordagem será crucial para a evolução do sistema ao longo do tempo.
Realizamos diversas rodadas de discussões com o PM e os desenvolvedores para compreender as limitações enfrentadas pela ferramenta nesta fase inicial. Com os cenários mapeados, o processo de criação avançou até chegarmos ao wireframe de alta fidelidade. Esse wireframe foi testado em termos de usabilidade, resultando em ótimos feedbacks.
Entrega do projeto
A entrega foi concluída com a documentação abrangendo tanto o time técnico, contendo o fluxograma das telas, as regras de negócio e explicações detalhadas de cada feature, quanto para os demais times, apresentando uma introdução à solução de forma mais acessível e compreensível.
Resultados
Após a implementação da feature, os prazos de ajuste de contratos foram reduzidos de quase um mês para zero minutos de espera, uma vez que todo o processo foi automatizado. As equipes que utilizam a feature relataram uma maior fluidez no processo e uma redução expressiva no tempo gasto.
Próximos passos
O próximo passo envolve a descoberta dos demais fluxos financeiros e a criação dos módulos restantes dentro da feature. Essa ação resultará na centralização de todo o processo financeiro da empresa, reduzindo erros, aumentando a entrada de dinheiro em um curto período de tempo e economizando em ferramentas que se tornarão desnecessárias.