Onboarding de Crédito​​​​​​​
Por motivos contratuais qualquer informação, telas e dados vinculados a empresa foram censurados.
Cargo: Product Designer  |  Contexto: Designer compartilhada entre os times  |  Task realizada em: 12 dias úteis
O projeto
A empresa, presente no mercado de marketplace B2B, oferece aos usuários a vantagem de parcelar todo o valor aprovado para o seu perfil em até 3x, com pagamento em até 90 dias via boletos enviados por e-mail. No entanto, enfrenta desafios na comunicação eficaz sobre seu serviço de crédito devido à falta de material dedicado e à baixa utilização do recurso pelos usuários.
A solução proposta visa criar uma área específica para os usuários acessarem informações detalhadas sobre o crédito, como saldo disponível, limite de gastos e crédito total, padronizando as informações e adotando uma nomenclatura única para facilitar a compreensão. Um material de boas-vindas será elaborado para destacar o valor estratégico do crédito, e a documentação será centralizada para disseminar o conhecimento entre os colaboradores e orientar os usuários sobre seu uso eficiente.
A estratégia inclui a utilização da metodologia do funil de conversão, com foco nas etapas de descoberta, consideração e decisão, para melhorar o entendimento dos usuários sobre o crédito e incentivar seu uso estratégico.
Processos de design
Para este projeto foi utilizado o modelo Double Diamond com os (modelos apresentados neste link).
1. Planejamento
• Objetivos macro
• Ferramentas utilizadas

2. Definição
• Comunicações
• Times internos

3. Desenvolvimento
• Oportunidades
• Estratégia adotada
• Melhorias no site

4. Validação
• Metodologia para validar o protótipo

5. Entrega
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Objetivos macro
O principal objetivo do projeto é aumentar a base de usuários que usam esse recurso e mantê-los dentro da plataforma por meio de um onboarding. 
Ferramentas utilizadas
Mapa de stakeholders
Foi criado um mapa com todos os colaboradores envolvidos diretamente ou indiretamente no projeto. Ao longo de toda a etapa de descoberta esse modelo foi sendo atualizado.

Modelo sem os dados reais para preservar conteúdos sensíveis da empresa

Matriz CSD
Foi criado um mapa com todos os colaboradores envolvidos diretamente ou indiretamente no projeto. Ao longo de toda a etapa de descoberta esse modelo foi sendo atualizado.

Modelo sem os dados reais para preservar conteúdos sensíveis da empresa

Product vision board
Juntamente com os principais envolvidos foi realizado o preenchido do modelo de Product vision board em busca de definições concretas do negócio, o que estávamos buscando e quais eram as expectativas de cada time envolvido.

Modelo sem os dados reais para preservar conteúdos sensíveis da empresa

Mapa da jornada do usuário
Um mapa da jornada do usuário foi realizado ao longo da etapa de descoberta, onde conseguimos constatar que em vários momentos os usuários e colaboradores não estavam satisfeitos com o que estava sendo proposto naquele momento.

Modelo sem os dados reais para preservar conteúdos sensíveis da empresa

Design critique
Uma reunião feita durante toda a etapa de definição com todos os envolvidos com a intenção de coletar feedbacks.

Modelo sem os dados reais para preservar conteúdos sensíveis da empresa

Árvore de oportunidades 
Com todos os dados coletados conseguimos preencher o modelo de árvore de oportunidade com os insights feitos pelas equipes sendo eles a respeito do projeto ou não. 

Modelo sem os dados reais para preservar conteúdos sensíveis da empresa

2. Definição
Originalmente todos os tópicos vinham com imagens para ilustrar exatamente o que está sendo relatado, mas para fins de preservação da imagem da empresa citada elas foram retiradas. 
A partir de todos os modelos mostrados anteriormente e entrevistas com os times foi realizada uma análise mais aprofundada do que de fato será definido no projeto. A seguir as principais descobertas.

Comunicações
CTA - Call to Action do crédito
O novo usuário tem o auxílio do e-mail de boas-vidas citando o crédito liberado (em usuários aceitos pelo sistema), mas sem grandes explicações de como ele poderia usar isso ao seu favor. Os usuários que não foram aceitos recebem a informação do pagamento em até 12x no cartão de crédito, mas em nenhum momento é instruído a
seguir algum caminho para ter o crédito aprovado. Temos também a comunicação por WhatsApp avisando o usuário sobre o crédito aprovado, mas sem grandes explicações.
As ligações com o assunto de crédito geralmente são feitas pelo usuário quando ele tem uma dúvida ou algum problema.
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Site logado/deslogado
A única diferença do site quando logado ou deslogado é a informação contida no header topo. O restante dos dados são iguais e na maioria das páginas a solicitação de login é feita.
Header | Banner topo
Neste banner se encontra as informações de formas de pagamento, mas a informação que aparece pode mudar quando o usuário está logado ou não (dependendo do perfil sendo aprovado para o crédito ou não). Foi constatado por meio da ferramenta Hotjar que esse recurso é pouco usado (menos de 5% dos usuários), tanto por não ter um UI expressiva o suficiente para sinalizar que ele é um objeto clicavel quanto por não ter uma chamada atrativa. 
Para fins visuais, a seguir temos dois exemplos de banner topo:
Carrinho
Uma secção referente ao crédito que mostra o quanto o usuário ainda pode usar do seu limite. O link o leva para a tela de allbrands (página contendo o catálogo dos produtos em destaque) do site.
Home
Encontramos também a informação de crédito, mas com um nome totalmente diferente do carrinho e no banner topo.
FAQ
Temos também a informação, porém ela é mesclada com as demais formas de pagamento do site, esse recurso é pouco usado pelos usuários.
Checkout
A informação atualmente já existe dentro desta área, mas ela não tem um destaque apropriado e nem uma forma fácil para o usuário poder tirar alguma dúvida.
Meus pedidos
Existe uma pequena área dedicada para a visualização de quando de crédito o usuário ainda tem, mas com textos e nomenclaturas diferentes das que encontramos na home.

Comunicações com o usuário
E-mail
Foram encontradas informações soltas e sem uma amostra do valor real do recurso de crédito mesmo no e-mail de boas-vindas. Nos e-mails que se referem diretamente ao crédito só é relatado o fato de se ter o crédito e não uma forma estratégica de poder usa-lo.
WhatsApp e ligações
WhatsApp e ligações só são utilizadas para questões de dúvidas, problemas ou comunicação de crédito aprovado. É comum em vendas B2B a relação mais próxima com o usuário por ser um modelo totalmente diferente do mercado B2C.
Redes sociais
As comunicações dentro das redes sociais são sempre centralizadas em ofertas, eventos, anúncio de marcas parceiras e alguns conteúdos voltados para vendas, mas nada relacionado a estratégia de uso de crédito ou citação do crédito em si.

Times internos
Foi feito um trabalho de research com todos os times internos da empresa que apresentem alguma ligação com o recurso, sendo ela diretamente ou indiretamente. 
Financeiro
Foi estudado a fundo com o time financeiro da empresa como poderíamos melhorar e no que poderíamos focar as estratégias, foi feito um mapeamento de todo os processos internos, desde a criação da conta do usuário até problemas posteriores após o uso do crédito. Foi identificado como principal gargalo a volta da disponibilidade do crédito depois do usuário ter pago o boleto e a solicitação de aumento de crédito ter uma forma demorada de processamento. Por ser um dos dados mais sensíveis da empresa, não será disponibilizado aqui este tópico completo.
Fraude
Foi analisado neste setor o que poderia ser conflituoso com o nosso projeto, principalmente os dados que poderíamos ou não disponibilizar para o público. Foi constatado que não seria interessante abrir ao público como poderia ser feita a aprovação de um usuário reprovado para o crédito e a conversão desse usuário reprovado (diante das limitações atuais da empresa).
Marketing
A exploração neste setor foi principalmente referente a busca de materiais que poderiam ter sido criados ou estão em pauta para serem elaborados, além da busca por estratégias que o próprio time já poderia ter pensado. Como conclusão recebemos que não se tinha nenhum material feito.
Sales
Descobrimos que não temos nenhum direcionamento direto neste setor, somente o que podemos encontrar diretamente no site, sem nenhum aprofundamento.
Desenvolvimento
Mantivemos o time de desenvolvimento perto para que pudéssemos consultar sempre sobre as nossas limitações atuais e se seria possível qualquer evolução ou modificação do que já existia. 
Pesquisa com o usuário
Não foi possível a realização de uma pesquisa focada somente no assunto do projeto, mas por meio de outras pesquisas pudemos retirar insight voltadas ao olhar do usuário em relação a empresa. Um dos principais insights é a diferença do usuário que sabe usar o crédito tem com o que não sabe usar, um ótimo exemplo é a forma que se usa o recurso para se ter um capital de giro muito maior dentro de seu negócio.

3. Desenvolvimento
Oportunidades geradas
O problema central
A empresa não tem uma comunicação eficaz com o usuário em relação ao serviço de crédito oferecido. O novo usuário entra na plataforma sem o conhecimento necessário para montar uma
estratégia de negócio usando crédito. Os canais de comunicação apresentam o recurso de forma confusa e sem uma padronização de nomenclaturas, além de uma dificuldade grande para se achar qualquer informação no site em relação ao recurso de crédito. Internamente as informações estão distribuídas nos times de forma irregular, causando um desfalque do conhecimento do processo completo.
Pontos principais de melhorias
• Criação de uma área dedicada para o usuário ter as informações do seu crédito.
Exemplos: quanto tenho, quanto posso gastar e quanto de crédito no total eu
possuo.

• Padronização nas informações sobre o recurso e uma nomenclatura única.
• Criação de um material de boas vindas para novos usuários mostrando o valor estratégico do recurso.
• Documentação centralizada no crédito para disponibilizar para todos os colaboradores da empresa afim de disseminar todo o processo e como ele é executado.
• Elaboração da disseminação das estratégias de como o usuário poderá usar o recurso.


Importante: Informações sobre a aprovação do crédito, como ela é feita, quais são os critérios e melhorias foram retiradas para proteção do conteúdo.

Estratégia adotada
Marketing e comunicações
Para o usuário ter um melhor conhecimento do que é o crédito, foi elaborada uma estratégia baseada na metodologia do funil de conversão. De modo geral o método visa buscar separar em camadas as etapas que um usuário passa para se ter um melhor resultado em relação a aquilo que você quer transmitir ou vender. Neste projeto iremos seguir somente com as camadas de descoberta, consideração e decisão. 
O conteúdo principal será focado no onboarding de crédito para os novos usuários e para os já existentes a disseminação de formas de estratégia e de canais de comunicação preparados para atuar nessa área.
Todas as novas comunicações e setores de informações irão seguir com uma nova nomenclatura padronizada aprovada por todos os times. Essa padronização irá contribuir para a curva de
aprendizagem ser menor, assimilação mais rápida por parte do usuário e divulgações
mais eficazes.

Irá existir um fluxo totalmente diferente para os usuários aprovados ou não para o uso do crédito. Os desaprovados irão receber a comunicação de outras formas de pagamento e os aprovados irão receber conteúdos sobre o crédito. 
Todos os veículos de comunicação com o usuário passaram por uma revisão em busca da maior padronização possível de informações e aplicação da estratégia abordada para cada tipo de usuário existente.
Campanha de onboarding de crédito
Aqui iremos resumir o que foi a campanha proposta e preservando os textos e peças da empresa. Estamos considerando somente peças dentro do site, campanhas externas não são pertencentes do time de UX, e sempre repassando o que foi estabelecido para o time de marketing para se ter uma coerência.
1. Fase da descoberta
Textos elaborados com o conteúdo afim de mostrar o que é o recurso de crédito para aqueles usuários que tem o crédito aprovado e não usam e usuários novos. As peças seriam direcionadas principalmente para a área de login e cadastro. As artes seguiriam a comunicação visual atual da empresa.
2. Consideração
Textos direcionados para a proposta de valor do recurso, com estratégias rápidas de como usar o recurso. As peças seriam direcionadas principalmente nas áreas de produtos.
3. Conversão
Etapa será feita inteiramente na área de carrinho e checkout, dando mais destaque para a forma de pagamento e copys com vantagens exclusivas do recurso.


Melhorias no site
Seguir a comunicação que foi estabelecida da etapa de marketing e comunicações será a chave da padronização do site em relação ao crédito. A proposta de novas ferramentas e melhorias também foi feita.
Página dedica para o créditoUma página destinada somente para a centralização das informações gerais sobre o
crédito. Um possível esqueleto:
1. Uma seção direcionada para o usuário ter conhecimento sobre a situação que se encontra.
2. Quanto de crédito tem no total
3. Quanto tem para usar
4. Quanto eu já se usou
5. Adiantamento do boleto para a liberação rápida do crédito diretamente pelo site.
6. Seção para o usuário solicitar o aumento do limite diretamente pelo site com um
limite de até 2 vezes no mês (sugestão).
7. Um FAQ contendo as principais dúvidas dos usuários.
Landing page
Todas as comunicações de banner poderão levar para essa página. Ela será destinada para centralizar todas as possíveis dúvidas dos usuários e também poderá mostrar estratégias que podem ser feitas com o recurso do crédito.
Principais informações:
1. Informações úteis para o usuário
2. Como posso usar o crédito dentro do meu negócio?
3. Onboarding de crédito 20
4. O que é o crédito? O que é o boleto parcelado?
5. Como funciona esse método de pagamento?
6. Meu crédito foi negado, o que posso fazer?
7. Como aumentar meu crédito?
8. Meu crédito sumiu ou abaixou, qual o motivo?
9. Quais vantagens?
10. Como usa o boleto parcelado?
Checkout
Um novo layout dando destaque para a área de crédito e as formas de pagamento foram divididas em grupos dando a oportunidade de acréscimo de informações relevantes para o método de pagamento. Acrescentar a informação de quais são as datas de vencimento de cada boleto.
Meus pedidos
Alteração no direcionamento do botão e no copy da mensagem com base na padronização proposta.


3. Validação
Após a criação inicial da estratégia foi feita a dinâmica do Design Critique com todos os stakeholders envolvidos. O processo repetido até todos os envolvidos darem suas aprovações.  

4. Entrega
Todo o projeto foi documentado e disponibilizado na conta do Notion oficial da empresa para todos os times poderem ter acesso ao que foi criado. As peças criadas foram feitas como uma recomendação de como deveriam ser realizadas e foram entregues para os times responsáveis. ​​​​​​​
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