Perfil do usuário
Por motivos contratuais qualquer informação, telas e dados vinculados a empresa foram censurados.
Cargo: Product Designer | Contexto: Designer compartilhada entre os times | Task realizada em: 5 dias úteis
O projeto
A empresa opera uma plataforma de backoffice exclusiva, acessível a todos os colaboradores. Com a constante criação e lançamento de produtos internos, a plataforma tem como objetivo gerenciar os usuários e clientes em toda a rede, incluindo matriz e franqueados.Um desafio enfrentado diariamente pela equipe de tecnologia é lidar com chamados de suporte, em que a principal reclamação dos usuários está relacionada à confusão nas telas, dificultando a edição e visualização eficazes dos dados. Isso afeta tanto os usuários que precisam acessar seus próprios dados quanto aqueles que precisam visualizar informações de outros usuários.
Para resolver esse problema, realizamos entrevistas, aplicamos metodologias e coletamos feedbacks para criar um fluxo de trabalho que proporcionasse aos usuários uma tela unificada para gerenciamento de permissões, edição e visualização de dados. Após os testes finais com os usuários, obtivemos resultados satisfatórios e a centralização dos dados otimizou significativamente o fluxo de trabalho como um todo.
Processos de design
O projeto teve início com a abertura de uma tarefa pelo gerente de projeto (PM). Essa tarefa continha uma breve descrição do problema relacionado à tela do perfil do usuário e aos permissionamentos (uma funcionalidade que permite personalizar os tipos de acesso de cada usuário). O prazo estabelecido pelo PM foi de 5 dias úteis para a entrega.
O projeto teve início com a abertura de uma tarefa pelo gerente de projeto (PM). Essa tarefa continha uma breve descrição do problema relacionado à tela do perfil do usuário e aos permissionamentos (uma funcionalidade que permite personalizar os tipos de acesso de cada usuário). O prazo estabelecido pelo PM foi de 5 dias úteis para a entrega.
Estratégia aplicada
Por conta da demanda dos demais times a task teve que ser feita da forma mais eficaz e rápida possível para aquele momento. A seguir as metodologias aplicadas:
Por conta da demanda dos demais times a task teve que ser feita da forma mais eficaz e rápida possível para aquele momento. A seguir as metodologias aplicadas:
Sitemap
Foi realizada uma análise mais aprofundada do fluxo do usuário com todos seus pontos de contato e possíveis contextos.
Benchmark
Uma breve pesquisa dentro do mercado e em referências encontradas em sites focados em design pode nos mostrar qual seria o melhor caminho a se tomar.
Entrevistas
Uma rodada de entrevistas com os desenvolvedores, usuários e designers que tinham familiaridade com o fluxo foi realizada com a intenção de encontrar problemas técnicos não previstos e também possíveis caminhos que poderíamos seguir.
Foi realizada uma análise mais aprofundada do fluxo do usuário com todos seus pontos de contato e possíveis contextos.
Benchmark
Uma breve pesquisa dentro do mercado e em referências encontradas em sites focados em design pode nos mostrar qual seria o melhor caminho a se tomar.
Entrevistas
Uma rodada de entrevistas com os desenvolvedores, usuários e designers que tinham familiaridade com o fluxo foi realizada com a intenção de encontrar problemas técnicos não previstos e também possíveis caminhos que poderíamos seguir.
O processo de criação
Após analisar os dados da etapa estratégica, identificamos uma grande confusão na forma de editar o perfil do usuário e seus permissionamentos. Isso se deveu à presença de uma tabela que listava todos os usuários da empresa e apresentava dois ambientes clicáveis: ao clicar na foto, o usuário era direcionado para o perfil, enquanto nos demais campos, para a página de permissionamento.
Para resolver esse problema, modificamos o link na tabela para redirecionar o usuário a uma única página, onde ambas as funcionalidades podem ser facilmente encontradas e editadas. Além disso, optamos por redesenhar completamente o layout da página para garantir uma coerência visual e priorizar a hierarquia das informações apresentadas.
Após criar as telas no Figma, realizamos uma rodada de avaliação de design com a equipe de design e uma apresentação para o time responsável pela tarefa. Em ambas as situações, todos os envolvidos deram o aval positivo para prosseguir com o projeto.
Entrega do projeto
Foi criada uma documentação no site "Notion" para atender tanto aos times técnicos, contendo todos os componentes e o comportamento esperado do fluxo, com cada etapa descrita detalhadamente, incluindo um sitemap; quanto para os demais times, utilizando uma linguagem mais acessível para aqueles que não têm expertise na área de tecnologia.
Foi criada uma documentação no site "Notion" para atender tanto aos times técnicos, contendo todos os componentes e o comportamento esperado do fluxo, com cada etapa descrita detalhadamente, incluindo um sitemap; quanto para os demais times, utilizando uma linguagem mais acessível para aqueles que não têm expertise na área de tecnologia.
Resultados
A taxa de reclamações sobre o fluxo reajustado diminuiu consideravelmente, e até o momento nenhum usuário relatou dificuldades ao executar as ações dentro do fluxo. Uma pesquisa simples realizada com os demais times revelou que o novo fluxo está agora em seu melhor desempenho desde sua criação.
A taxa de reclamações sobre o fluxo reajustado diminuiu consideravelmente, e até o momento nenhum usuário relatou dificuldades ao executar as ações dentro do fluxo. Uma pesquisa simples realizada com os demais times revelou que o novo fluxo está agora em seu melhor desempenho desde sua criação.