UX Writing
Por motivos contratuais qualquer informação, telas e dados vinculados a empresa foram censurados.
Cargo: Product Designer | Contexto: Designer | Atividade realizada em: 7 dias úteis
O projeto
A empresa possui uma plataforma de backoffice exclusiva acessível a todos os colaboradores, onde constantemente são criados e lançados produtos internos. O objetivo principal da plataforma é gerenciar os usuários e clientes em toda a rede, incluindo matriz e franqueados.
Durante a operação da plataforma, diversos times identificaram um grande problema de falta de padronização nos textos dos componentes e nos textos de ajuda em todo o site. Para confirmar essa informação, realizamos uma breve pesquisa e identificamos, por exemplo, que o botão de cancelar possui diferentes nomenclaturas ou é utilizado de formas diversas por times específicos.
Para resolver essa questão a curto prazo, criamos um documento no site "Notion" que estrutura todos os componentes, incluindo suas dicas de uso, listagem dos componentes existentes, copys e regras. Essa solução permitiu à equipe de design obter uma visão abrangente de todas as áreas da plataforma, garantindo assim uma padronização eficaz de cada componente.
Processos de design
Antes de iniciar o projeto, era necessário comprovar a existência de um problema e identificar uma solução viável. Assim, começamos o projeto de maneira independente de qualquer equipe e iniciamos o processo de pesquisa preliminar e análise de possíveis soluções.
Estratégia aplicada
Para iniciar o processo, compilamos uma lista de todos os componentes que envolviam texto, identificamos os locais de uso e os tipos de textos presentes. Essas informações foram documentadas na plataforma "Notion". Posteriormente, apresentamos todo esse material ao time de design para validar nossas suspeitas.
Com a validação do problema, seguimos para a implementação de uma solução de curto prazo, com foco em impactar diretamente o time de design.
O processo de criação
Foi desenvolvida uma documentação para unificar todos os textos da plataforma, sendo atualizada diariamente por todos os designers. O objetivo é garantir uma visão detalhada de cada componente ou área de texto, mantendo a mesma linguagem e coerência em toda a plataforma. Esta documentação é segmentada por componentes e áreas de texto (modais, títulos, subtítulos), cada uma com orientações de uso e regras específicas para cada contexto.
Exemplo do arquivo usado dentro da plataforma Notion
Entrega do projeto
A entrega do projeto foi realizada dentro de uma das reuniões feitas pelo time de design semanalmente, com todas as instruções de utilização sendo repassadas para todos.
Resultados esperados
Esperamos que essa solução beneficie não apenas o time de design, mas também todos os outros times ao tomar decisões relacionadas aos textos presentes na plataforma. Isso fornece uma ferramenta adicional para qualquer pessoa interessada no assunto ter acesso fácil a qualquer tipo de informação sobre o tema.
A médio e longo prazo, nossa expectativa é que todos os textos da plataforma estejam padronizados e documentados, permitindo que qualquer colaborador tenha acesso a um documento sempre atualizado.